Não é novidade pra ninguém que o sonho da vida de um Potterhead é visitar os maravilhosos cenários da Inglaterra utilizados nas gravações dos filmes - além do próprio estúdio da Warner. Como uma boa fã da série (e como uma mega planejadora de viagens) que sou, sempre pesquisei os cenários paradisíacos, ou monumentos que marcaram as cenas dos filmes, e hoje trago pra vocês alguns dos pontos turísticos e cenários que eu mais tenho vontade de conhecer que são ligados aos filmes de Harry Potter.

Os cenários utilizados são de diversas cidades e países da Grã-Bretanha, como a Escócia e a própria Inglaterra. Porém, nesse post focarei apenas na Inglaterra, que é um dos países que mais quero conhecer na vida.

LONDRES

  • Piccadily Circus

O lugar é um famoso cartão-postal de Londres, conhecido pela Estátua de Eros, pelo Memorial Shaftesbury e, claro, pela cena em Relíquias da morte parte I, quando Harry, Rony e Hermione aparatam após fugirem do casamento do irmão de Rony. 
  • Ponte do Milênio

A ponte do milênio é uma das mais recentes de Londres, sendo a primeira construída no século XX e a primeira dedicada só aos pedestres. É ela que vemos ser desmoronada pelos Comensais da morte em Enigma do príncipe.
  • London Eye

Outro cartão-postal conhecidíssimo de Londres é a roda gigante que proporciona uma das mais belas vistas da cidade e que é utilizada de cenário em Ordem da fênix. 
  • King's Cross 

Esse é um dos locais que todo Potterhead conhece: a estação que possui a Plataforma 9 ¾ que Harry utiliza todos os anos pra ir a Hogwarts . O local já era famoso antes dos filmes pela sua bela estrutura, mas após a homenagem à Harry Potter com a construção da placa com a indicação da plataforma e o carrinho construído na parede ficou ainda mais.

OUTROS LOCAIS DA INGLATERRA
  • Liverpool

A cidade natal dos Beatles também é bem charmosa e muito procurada pelos turistas, embora muitos não saibam que ela foi cenário da cena da fuga de Harry e Hagrid em Relíquias da Morte parte I. É pelos túneis Mersey que eles passam com a moto ao fugir dos comensais.
  • Oxford

Uma das faculdades mais antigas e tradicionais da Inglaterra também foi cenário dos vários filmes de Harry Potter. Aquela sala de jantar majestosa que vemos nos filmes, assim como as escadarias pertencem a Christchurch. Além disso, a Escola de Teologia de Oxford foi cenário da enfermaria em Cálice de fogo. Outro local utilizado foi a Biblioteca Bodleian, também pertencente a Universidade.
  • Gloucester

A imponente catedral da cidade entrou nos filmes representando a própria Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O local exala magia e possui um clima até assustador. 
  • Alnwick, Northumberland

O belíssimo castelo foi cenário dos dois primeiros filmes da saga, sendo utilizado para cenas internas e externas de Hogwarts.

Há ainda muitos outros lugares utilizados nas gravações que podem ser visitados pelos fãs, e inclusive existem diversos tours inspirados na saga e que tem durabilidade variada (tem até de 1 semana!). Esses são os que vocês devem mais conhecer e os que eu, um dia, espero poder visitar!

Beijos,