• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Top 5 | Personagens Femininas


    Dia Internacional da mulher e não tem como não fazer uma pequena homenagem às mulheres fortes que protagonizam nossos livros favoritos né? Por isso, hoje decidi trazer as top 5 personagens femininas favoritas! Vale dizer que sou bem chata quanto a protagonistas/personagens principalmente as femininas (temos uma defensora dos direitos das mulheres aqui o/), então, foi um post bem difícil de fazer, hahaha. 

    Confesso, há muito mais personagens que eu gostaria de colocar nessa lista, mas tive que me ater a 5 que eu acredito representar tudo que uma mulher é/deve ser (apesar de seus defeitos, afinal ninguém é perfeito). Abaixo listei as minhas 5 favoritas, sem ordem de preferência.

    1. Hermione Granger, de Harry Potter


    Acredito que a Mione foi a primeira personagem favorita que admirei e me inspirei. Creio que Harry não teria tido sucesso em metade das coisas que fez se não tivesse Hermione o apoiando. Ela desde sempre se mostrou uma menina/mulher forte, com personalidade, deicida, defensora de seus ideias, inteligente. Ela encarna muitas das meninas que já conheci/conheço, e por isso me sinto muito próxima dela. Ela é o tipo de pessoa que eu gostaria como amiga, pois é leal, destemida, carinhosa e possui as qualidades que mais prezo em um amigo.


    2. Daenerys Targaryen, de Guerra dos Tronos




    Não temo como falar de protagonistas fortes e não lembrar da Mãe dos dragões, possuidora de mais títulos do que eu conseguiria me lembrar. Amiga, líder, esposa, guerreira, ela é o tipo de protagonista que luta pelo que quer, que não hesita em quebrar paradigmas, que se tem um objetivo, faz de tudo para alcançá-lo, sem se abalar pelos obstáculos. Não é a toa que ela é cheia de conquistas, mesmo depois de tudo que já sofreu. Admiro muito a Daenerys por sua coragem e determinação. 




    3. Sorcha, de Filha da Floresta



    Essa é a protagonista que podemos dizer que representa o lado mais amoroso e delicado da mulher. Ela mostra que somos capazes de qualquer coisa por aqueles que amamos. Mesmo sendo, aparentemente, a mais fraca da família, ela tem uma determinação de ferro que a permite passar pelas mais diversas provações com coragem, tendo apenas um objetivo em vista que é salvar seus irmãos. Fico chocada só de lembrar por tudo que sofreu e pela coragem que mostrou em seus anos de provação. Mesmo assim ela se mostrou forte, com uma vontade ferrenha e que no fim superou todos os obstáculos a sua volta e foi feliz com o que tinha.





    4. Frankie, de O histórico infame de Frankie Landau-Banks



    Essa é a protagonista tipicamente feminina que defende a igualdade entre os gêneros. O histórico infame de Frankie Landau-Banks é justamente um livro sobre isso: a igualdade entre homens e mulheres. Frankie, apesar de seus 14 anos, quer fazer parte das mesmas coisas que os meninos, quer ter as mesmas oportunidades que eles e mostrar que é tão capaz quanto. Ela é inteligente, esperta e totalmente brilhante, deixa a todos de queixo caído com sua ousadia. 





    5. Celaena, de Trono de Vidro



    Essa é a minha queridinha mais recente. Ela vai se construindo durante a série e cada vez mais se mostrando capaz de lutar por aquilo que deseja. É uma personagem que sofreu e por muito tempo seguiu com o que era esperado dela, sendo sempre a melhor no que fazia. Porém, acontecimentos levam-na a repensar sua vida e forçam-na a mostrar seu poder e toda sua capacidade. Amo Celaena por sua capacidade de superação e de sempre mostrar que é capaz de mais, de superar as expectativas. É uma personagem forte, destemida, poderosa, que sim, tem seus defeitos, mas que não deixa os outros guiarem seus passos. 



    Essas são apenas 5 da infinidade de mulheres fortes e independentes que temos na literatura. Poderia citar pelo menos mais 5, mas não vou deixar o post gigantesco, hahaha. Me contem aí nos comentários as 5 personagens favoritas de vocês! 

    Beijos,