• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    3 livros para ler em uma tarde



    OiOi gente!

    Cá estou para mais uma mini lista de indicações (semana passada indiquei séries literárias para comprar sem medo). Dessa vez são livros com menos de 300 páginas, que você consegue começar e finalizar a leitura no mesmo dia. São boas dicas para ler enquanto você faz uma pausa nos estudos, aproveita um dia chuvoso ou só quer desligar a mente da realidade por algumas horas.

      1) Um gato de rua chamado Bob – James Bowen: demorei muito tempo para finalmente pegar o livro da estante, por conta da desmotivação causada por várias resenhas que li. Entretanto, quando finalmente iniciei a leitura, foi amor à primeira lida.

    A história me tocou bastante, principalmente por não ser ficção. É a real história da difícil vida de um cara em busca de dignidade e estabilidade. James mal sabia que o dia em que encontrou aquele gatinho laranja, sujo, deitado no corredor do prédio, seria um marco na vida dele (e principalmente na de Bob). O gatinho se torna o companheiro que James precisa, e acima de tudo, a nova responsabilidade de cuidar de uma vida acaba sendo o que dá forças a ele para não desistir de lutar contra os seus vícios.

    Bob é um gato doce, que reconhece em James um humano amigo ideal, que dá amor, comida e diversão, e de todas as maneiras possíveis Bob demonstra isso. A trajetória de James e Bob é emocionante e inspiradora, sendo contada através de uma escrita que flui rapidamente, e ao virar a última página te deixa com um sorriso bobo e a certeza de que sempre é possível encontrar o nosso ponto de equilíbrio através do amor de um animalzinho <3

      2) Desenrola – Rosane Svartman e Juliana Lins: antes de mais nada, acho que faz sentido eu dizer que já passei pela fase da adolescência há uns bons anos, então a princípio não sou o público-alvo do livro, porém isso não influenciou na minha experiência de leitura.

     "Desenrola" foi escrito a partir do roteiro do filme homônimo (que é divertido, mas aconselho a ler o livro sem pensar nos atores do filme) e apesar de parecer uma receita para o desastre, eu me diverti muito durante a leitura (e imaginem um muito bem enfático). Foi gostosa, leve e despretensiosa, e fez com que eu me lembrasse da minha época de adolescência, quando eu me identificaria bastante com o jeito tímido da Priscila, a protagonista.

    O enredo segue o padrão básico de romances adolescentes, mas acho que essa previsibilidade me fez começar a leitura sem nenhuma expectativa, o que me rendeu muitas risadas, suspiros e sorrisos pelo final fofo.

      3) A verdade sobre nós – Amanda Grace: quem nunca se sentiu sufocado, achando que de repente, o mundo estava tomando decisões a respeito da sua própria vida, e você não tinha poder nenhum de escolha? É assim que Madelyn se sente, sendo a filha perfeita que faz tudo de maneira correta para deixar todos felizes. Menos ela mesma.

    Quando ela conhece um dos seus professores da faculdade, ela acaba entrando em um jogo de mentiras que tem tudo para acabar da pior maneira possível. Resta a Madelyn escolher a honestidade ou a negação. A história é contada através de uma carta, que explica tudo o que levou a garota a tomar as atitudes que tomou, bem como tem a intenção de minimizar as consequências de ter mentido a sua idade e se envolvido com um cara mais velho.

    É uma história bacana para percebermos que as coisas têm sim um tempo certo para acontecer, e que cada fase da vida deve ser marcada por experiências correspondentes ao nível de maturidade que se tem no momento.
    Ainda que "A verdade sobre nós" não seja um conto de fadas da Disney, em que todos os fins seguem a linha do "felizes para sempre", é uma leitura tranquila e que não vai acabar com o seu psicológico, nem te deixar chorando por dias (Academia de Vampiros, pelo contrário...).

     
    Acho que já deu para notar que eu sou a louca das listas, não é mesmo? É sim *risos*
    Agora conta pra tia Lola: quais os três livros que você me indicaria para ler "numa sentada"?

    Beijocas :*,

    Lola