• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Mochilando | A Barcelona de Carlos Ruiz Zafón


    Hey pessoas! Tudo bem?
    Hoje é dia da minha coluna favorita aqui no blog, o mochilando ❤. O destino da vez é Barcelona, mostrada sob o ponto de vista de Carlos Ruiz Zafón - um dos meus autores favoritos - que me encantou em A Sombra do vento. A cidade é maravilhosa, cheia de pontos turísticos históricos, regados a cultura e arte. E o autor é tão famoso, que existe até uma excursão baseada em seu maior sucesso, que foi A Sombra do vento. Nesse post vou mostrar um pouquinho das atrações da cidade que aparecem no livro pra vocês! 

    Rambla Santa Mónica


    Esse lugar é na verdade um encontro de várias outras ruas, com um calçadão no centro e várias lojas, cafés, restaurantes e outros. É um local recheado de turistas, e é um dos cenários mais recorrentes no livro de Zafón. 

    O Arco do Teatro (Cemitério dos livros esquecidos)


    Embora o Cemitério dos livros esquecidos não exista de verdade, este é o lugar que o autor usa logo no início de seu livro, dizendo ser perto do local. Faz parte de várias das excursões que usam os livros do autor como tema, e é simplesmente lindo.

    Calle Santa Ana


    Esta é uma das locações mais importantes no livro, pois é onde fica a Livraria Sempere e Filhos, onde vive nosso protagonista. Na história, esse é um lugar passado de geração em geração para perpetuar o amor pelos livros. A livraria de verdade não existe, mas a rua é lotada de lojas e outras livrarias.

    Plaza Real


    É outro dos pontos mais importantes do livro, onde o protagonista conhece uma personagem chave da história, e outro personagem que se torna extremamente importante na narrativa. Além disso, é um poto turístico importante da cidade, e muito bonito.

    Carrer Montcada


    Essa é uma linda rua, com o ar gótico que permeia a Barcelona mostrada em A Sombra do vento. É nessa rua que fica o fictício Hospício Santa Lucia, local que é testemunha de muitas revelações. A rua fica ao perto da Igreja Santa Maria del Mar, ponto turístico famoso da cidade. 

    Avenida del Tibidabo 


    Essa é a rua onde fica a residência dos Aldaya, parte importante da história contada em A Sombra do vento. Essa parte da cidade não é tão turística, mas é ainda assim bela. Lá podemos ver várias das casas que inspiraram Zafón a construir a sombria mansão Aldaya. De lá é possível chegar a Montanha Tibidabo, que tem uma das mais lindas vistas de Barcelona.

    Plaza de San Felipe Neri


    Esse é o lugar que fica o ficcional apartamento de Nuria Monfort, uma personagem importante a história. É um local aconchegante, longe do tumulto das ruas cheias do Gothic Quarter, onde podemos ver mais da arquitetura gótica que inspirou Zafón.

    Els Quatre Gats


    Esse é um dos poucos cenários utilizados no livro que realmente existem. O restaurante foi frequentemente frequentado pelos personagens de A Sombra do vento, mas na vida real, até Picasso e Gaudi foram clientes do restaurante. 

    Ateneo Barcelonés 


    O Ateneo é uma associação civil de 1860 que se tornou uma biblioteca pública durante a guerra civil. É um lugar lindo, decorado com pinturas de artistas famosos e é onde Daniel, protagonista de A sombra do vento, tem vários encontros com uma importante personagem.

    Ponte Del Bisbe


    Não é exatamente um cenário do livro, mas a Ponte del Bisbe, assim como todo o Gothic Quarter, é um bom representante da arquitetura gótica que inspirou o autor. Além disso, vale a pena o passei para admirar as belas construções.

    Esses são os principais cenários que enchem os livros de Zafón, mais especificamente A Sombra do vento. Alguns são pontos turísticos famosos, outros são bairros mais residenciais, mas ainda assim bonitos. Para completar o post, vou colocar mais alguns pontos turísticos de Barcelona que encantam qualquer um que deseje visitar a cidade: 

    Baixada de la Libreteria


    Calle de Argenteria


    Lugar conhecido pelas inúmeras boutiques e lojas.

    Igreja Santa Maria del Mar


    Palau de la Musica Catalana


    Barcelona está realmente recheada de potos turísticos e históricos lindos. Só de separar as imagens para esse post fiquei encantada e com ainda mais vontade de conhecer o lugar. Espero que tenham gostado do post e que tenham se sentido mais perto da Barcelona criada por Zafón em seus livros.

    Beijos,