• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Temporada de Acidentes - Moïra Fowley-Doyle


    “Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo.
    A temporada de acidentes vai começar.”

    Todo ano no mês de outubro, acontece o que Cara e sua família chamam de temporada de acidentes, onde todos que moram na sua casa ficam mais propícios a machucarem-se. Esses acidentes vão desde pequenos cortes a mortes. A família se prepara como pode, vestindo mais camadas de roupas, guardando objetos cortantes e cobrindo as quinas dos móveis, mas isso nem sempre basta.

    Como se não bastasse toda a preocupação que envolve essa época do ano, Cara acaba descobrindo que em todas as suas fotos, desde selfies no quarto a fotos da família em viagens, aparece uma pessoa ao fundo. Para ela essa garota é Elsie, uma menina que estuda com ela e que era bem próxima.

    Quando Cara vai tirar a história a limpo com Elsie, ela descobre que a garota sumiu e que ninguém na escola a conhece, apesar da menina desaparecida ser “dona” de um projeto chamado A Caixa dos Segredos onde os alunos iam a biblioteca, escreviam seus segredos em uma máquina de escrever e os colocavam dentro de uma caixa que ela mesma cuidava. Isso faz com que Cara comece a se perguntar se essa garota algum dia existiu de verdade.

    Cara vai a fundo em todas as questões e segredos que cercam essa época do ano e a sua família.

    "Então, brindemos à temporada de acidentes, ao rio que corre sob nossos pés, onde naufragamos nossas almas, aos hematomas e aos segredos, aos fantasmas no sótão, mais um brinde à estrada de água."

    Moïra Fowley-Doyle construiu uma história diferente, que me surpreendeu muito. A princípio eu achei que Temporada de Acidentes ia ser apenas um Young Adult como qualquer outro já lançado, só que não. A autora traz personagens peculiares, com gostos e características diferentes de quaisquer outros personagens que eu pude conhecer. Eu acabei me apaixonando por todos eles, principalmente pela Bea, melhor amiga de Cara.

    A escrita fluida, poética e cheia de metáforas da autora, aliada a narrativa melancólica e sombria da Cara só somou a história. Eu voei durante o livro e quando acabou eu queria ler mais, não só da autora, mas daqueles personagens.

    Apesar do nome do livro ser Temporada de Acidentes, a temporada em si acaba sendo somente a ponta do iceberg. A autora vai trazer o mistério da Elsie para o foco, além de trazer questões como relacionamento abusivo, problemas familiares, abuso sexual, entre outras coisas. Diferente de tantos outros livros, na minha opinião, a Moïra conseguiu trabalhar bem com todos eles durante as 200 e poucas páginas.

    Essa foi uma das minhas melhores leituras desse ano até agora. Temporada de acidente é um Young Adult que me cativou logo da cara, com seus personagens cativantes, sua história imersiva, um suspense delicioso e com lugares tão bem descritos que parecia eu estive lá de verdade. Foi uma experiência de leitura no mínimo maravilhosa.

    Se você gostou do estilo de suspense de Mentirosos da E. Lockhart e do estilo de escrita do Neil Gaiman, com certeza vai gostar de Temporada de Acidentes.

    "Sinto como se as proteções espalhadas pelos moveis da casa fossem me sufocar, como se não houvesse ar suficiente para respirar. Tenho a impressão de que muita coisa não está sendo dita. Acho que minha família toda é assim: evitamos falar das coisas sobre as quais não podemos falar e cobrimos cada superfície para nos proteger do momento inevitável em que tudo virá à tona."

    Classificação:





    Espero que peguem o livro para ler logo e me digam o que acharam. Se já leu me conta aqui nos comentários como foi.

    Beijos e até a próxima!