• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Raio de sol

    Raio de sol é uma leitura diferente de tudo que eu imaginava que seria. O livro é um new adult que se passa na "fase universitária" de Kate. Ou seja, é aquela fase em que estamos enfrentando novos desafios e buscando coisas novas, embora no caso de Kate seja algo mais complexo que isso. A jovem, apelidada de Raio de sol por ter um coração bondoso e gigante, acaba de deixar a Califórnia para ir à universidade em Minnesota, e com ela deixa também seu melhor amigo Gus e sua mãe, que são como sua segunda família.

    Mesmo se sentindo triste por deixá-los pra trás, Kate está decida a aproveitar essa sua nova fase mais que tudo, fazendo novos amigos, buscando novos amores e enfrentando novos desafios, e mantendo contato com seu  melhor amigo, que mesmo distante ainda se faz presente. O problema é que, mesmo aparentando levar a vida de maneira leve e sempre com o humor "de bem com a vida", Kate esconde dentro de si segredos que podem mudar a vida de todos ao seu redor.


    A grande sacada do livro é que desde o início percebemos que a protagonista esconde alguma coisa, e essa tensão, essa aura de mistério se perdura até o fim, instigando o leitor a ler mais, a se envolver cada vez mais. Os segredos de Kate vão sendo revelados aos poucos, de maneira que estamos sempre nos surpreendendo ao longo da história, sempre ficando mais animados com a leitura e ansiosos por saber o desfecho.

    O fato é que a autora foge completamente do que esperamos e cria um New Adult que é completamente diferente de todos os outros que já li, talvez por essa questão do mistério que permeia suas páginas. Além disso, os segredos de Kate nos trazem reflexões profundas, questões sociais que nos botam pra pensar em tudo que aceitamos como verdade absoluta. São assuntos complexos, dolorosos e delicados de se falar, mas que tornam a trama tão real que saímos meio que destruídos dela, com o emocional completamente em frangalhos. Preconceito, homofobia, aborto e morte são apenas alguns deles.

    Kate é uma personagem incrível. Uma estrela à parte que merece um parágrafo só pra ela, que tornou esse livro tão espetacular. Ela é a responsável por todas as lições que aprendi nesse livro, a responsável por me fazer refletir e que jogou na minha cara diversas verdades, daquelas que não queremos ouvir mas que são necessárias e são como um belo tapa na cara, um choque de realidade. Ela é um ser incrível, com infinta bondade e fé, que ama com intensidade e faz tudo pelas pessoas ao seu redor, sem esperar nada em troca. Ela é daquelas pessoas que se entregam de verdade, que tem um coração gigante e que servem de exemplo pra todo mundo. Admiro muito a personagem que a autora foi capaz de criar e que nos ensina tanto.

    Raio de sol é, no geral, um livro que deve ser lido. É uma trama incrível, bem bolada e desenvolvida, que envolve e surpreende, com uma personagem maravilhosa e reflexões verdadeiras, que transformam o leitor. Acho que é isso que eu senti quando terminei de ler, como se eu fosse uma pessoa nova depois de Raio de sol. É simplesmente emocionante e no fim das contas fala sobre a única coisa que realmente importa: o amor, independente de qual forma, simplesmente o amor.

    Classificação




    Beijos,