• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    A sombra do passado

    A sombra do passado é a continuação de A transformação de Raven e é o segundo livro da série Noites em Florença, que conta a história do poderoso vampiro William e Reven, uma jovem bondosa, que já sofreu muito na vida e é a redenção de William. Se você não leu o primeiro livro, essa resenha não vai fazer muito sentido, mas você pode ler a resenha do primeiro aqui, o que eu recomendo que faça, pois esse livro - os dois - é muito amor!!

    Bem, a história começa exatamente no ponto em que o anterior terminou, então temos Raven e William se reconciliando, e o último se abrindo mais sobre seu passado, sua vida humana - embora ele ainda deixe muitos detalhes de fora, o que só vamos conhecer ao longo do livro e, possivelmente, dos próximos volumes.


    Eu vou dividir essa resenha em duas partes, agora vou falar sobre a parte romântica da coisa, e depois vou focar mais no contexto conflituoso - a parte vampírica da coisa. Esta primeira, está melhor do que nunca. Raven e William estão se adaptando, acertando os limites do que é ter um relacionamento entre uma humana e um vampiro, especialmente quando este vampiro é muito velho e não está completamente ciente das necessidades e fragilidades humanas. Então veremos sim William cometar alguns erros, mas ele e Raven crescem muito como casal nesse livro, ela se mostrando sempre extremamente generosa, altruísta, compreensiva, amorosa, como é de sua personalidade, e ele se mostrando - surpreendentemente - muito amoroso, cuidadoso e disposto a mudar em alguns quesitos e aceitar os limites de Raven. William é simplesmente incrível, um homem forte, poderoso e que está mostrando que existe, ainda que bem profundamente, um lado mais vulnerável nele.

    A parte vampírica do livro é ainda mais interessante. Aliás, o que eu mais gosto é como Sylvain consegue mesclar as duas coisas, criar um ponto de equilíbrio pra não tornar meloso demais, nem medieval demais. Ele consegue conectar os dois lados e criar uma história sensacional. Mas como eu ia dizendo, na parte vampírica temos uma iminência de um conflito, o que deixa as coisas muito mais interessantes. Na maior parte do livro o que testemunhamos são mistérios a cerca de um traidor e da cúria - uma organização humana que vê os vampiros como seres diabólicos e gostariam muito de exterminá-los. Todo esse mistério desencadeia várias cenas de ação de tirar o fôlego e que dão uma dinâmica muito maior ao livro. Além disso, há a investigação sobre as obras de arte roubadas que começou no primeiro livro e dá segmento nesse volume, dessa vez se aproximando mais de Raven e William.

    No geral, essa sequência conseguiu superar ainda mais o primeiro livro, justamente porque, além de entendermos melhor os personagens ao ficarmos sabendo mais de seus passados e seus traumas, tem toda essa parte da sociedade vampírica que se desenvolve - confesso que gosto muito dessa parte. Sem falar que a escrita de Sylvain é uma coisa deliciosa. Devorei o livro em questão de horas, e já estou querendo mais.

    Vale dizer também que vemos mais de Juliane e Gabriel - protagonistas da série O inferno de Gabriel - por aqui. É um encontro agridoce, pois matamos a saudade dos protagonistas, mas ficamos com o coração na mão pela situação deles que nos é mostrada.

    A Sombra do passado é um prato cheio pra quem gostou do primeiro livro. Os personagens estão ainda mais apaixonantes agora que conhecemos um pouco mais deles, do que aconteceu com eles no passado, e quando podemos ver a grande mudança e amadurecimento que eles sofrem. O contexto também se desenvolve muito bem, todo o mistério envolvendo e prendendo o leitor, de maneira que terminamos já querendo o próximo volume (por favor, que não demore!!). Recomendo demais pra quem já leu, e quem não conhece o autor, seus livros e essa série em especial não sabe o que está perdendo! 

    Classificação




    Beijos,