• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Escândalo de Cetim


    Escândalo de cetim é o segundo volume da série As modistas e conta a história da segunda irmã Noirot, a filha do meio: Sophia. Como cada livro conta a história de uma personagem diferente, teoricamente eles podem ser lidos de forma independente, mas eu aconselho seguir a ordem, pois há algumas menções ao livro anterior que farão mais sentido se vocês o tiverem lido. 

    Sophia e suas irmãs possuem um ateliê de moda, e se viram desde cedo para serem independentes e ter uma loja de sucesso. Para isso estão dispostas a tudo, cada uma ajudando de uma forma. Enquanto a mais velha fica responsável pelos desenhos, e a mais nova pelas finanças, Sophie é a que faz acontecer. Se elas precisam avaliar a concorrência, é Sophie quem se disfarça e vai. Se precisam de uma fofoca publicada no jornal, ela quem consegue o artigo. Ela é a mais inteligente e implacável das irmãs. Quando tem um objetivo, faz de tudo para alcançá-lo e não há nada que possa detê-la. 
    No final do primeiro livro, a loja das Noirot estavam quase em seu objetivo, o sucesso, porém, com o casamento da irmã mais velha com um duque que estava quase casando com uma nobre pode colocar tudo a perder. A ex-quase-sogra desse duque, não aceitou perder para uma modista e declarou guerra contra o ateliê, fazendo várias damas da sociedade aderirem ao "movimento" devido a grande influência que tinha. Como mais qualificada para tal, Sophia é quem é designada a lidar com a ameaça, ao mesmo tempo em que investiga uma concorrente que quer acabar com a loja delas. 

    Além de tudo isso, Sophia acaba tendo que lidar com a possível catástrofe que será Clara - a cliente mais rentável do ateliê, que tem um papel importante no primeiro livro - se envolvendo com homem de caráter duvidoso e sem um centavo no bolso. E, consequentemente, ela tem que lidar com o irmão dela, Harry, que quer mais do que tudo conquistar a bela moça enquanto eles se juntam para evitar a catástrofe de Clara. Com tudo isso acontecendo, Sophia amaria se livrar de Harry, mas conforme eles trabalham juntos, ela se vê cada vez mais ligada a ele e surpresa com a inteligência do mesmo e a capacidade dele de acompanhá-la em seus esquemas e disfarces. 

    Loretta Chase já havia me conquistado no primeiro volume da série, mas quando li Escândalos de Cetim não acreditei que poderia amar mais as irmãs Noirot. Neste volume ainda encontramos um pouco da crítica social de Loretta, que tanto me conquistou no primeiro volume, ainda que não seja tão evidente quando antes. Mesmo assim, ainda amo encontrar personagens femininas tão fortes, independentes e confiantes de si em um universo tão machista quando era a época em que viviam as Noirot. São mulheres que trabalham e tem orgulho da família que criaram e de poderem contar com elas mesmas. 

    O diferencial neste volume, e que me agradou muito pois foi o que mais senti falta no primeiro, é o bom humor e a irreverência que Harry trazem ao livro. Ele encara todas as loucuras e planos mirabolantes de Sophia com a maior diversão, e nos rende boas risadas ao longo da leitura. É por conta dele, e um pouco de Sophia também, que temos uma leitura bem leve e divertida. 

    A trama do livro é bem desenvolvida, assim como foi o primeiro. Loretta consegue inserir diferentes elementos de maneira equilibrada, e não fica só na mesmice. Em Escândalo de cetim temos do romance á ação, com momentos divertidos, fofos e até um toque de mistério, tudo na medida certa e de maneira bem trabalhada. 

    Os personagens são únicos e extremamente cativantes. Sophia é muito inteligente e objetiva. Não deixa nada ficar em seu caminho quando ela decide que quer alguma coisa, e ela não perde tempo com dramas desnecessários. Harry não é tão inteligente como ela, mas compensa com o charme e  o bom humor. O interessante nele é que, mesmo sendo decidido e indo atrás do que quer ele não me pareceu mimado como outros tantos mocinhos. A única coisa que senti falta a cerca dos personagens, foi a autora trabalhar mais os personagens secundários. No primeiro volume, acredito que por ser uma introdução à série, ela abrangeu mais os outros personagens e nesse houve um foco maior no casal protagonista.

    De um modo geral, Escândalo de cetim é uma leitura leve, engraçada e bem fofa. Tem uma narrativa rápida e fluida, que envolve o leitor até a última página e conta com elementos que não costumam aparecer tanto em romances de época mas que foram muito bem inseridos na história, como os toques de ação e mistério. Os personagens e a trama são muito bem desenvolvidos e nos garantem umas ótimas horas de leitura. Pra quem curte um romance de época, eu super indico a série! E se você não gostou tanto do primeiro volume, sugiro que dê uma chance a esse, pois está muito bom!


    Classificação




    Beijos,