• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Escândalos na primavera

    Escândalos na primavera é o quarto e último livro da série As estações do amor, da autora Lisa Kleypas, e nele vamos conhecer a história da última das Flores Secas - grupo de quatro jovens solteironas que se uniram na tentativa de arrumar um bom marido, cujas histórias conhecemos em cada um dos livros da série.

    Neste volume, a protagonista é Daisy Bowman, a mais jovem das Flores Secas e também a mais sonhadora. Como alguém que ama viver presa aos livros, preferindo os romances idílicos à interação com os nobres chatos, Daisy sonha com um cavalheiro parecido aos de seus livros: carinhoso, inteligente e sobretudo que a ame profundamente. Claro que em meio à sociedade em que vive isso seria difícil, ainda mais quando seu pai resolve lhe dar um ultimato: ou arrumaria um marido até o fim da temporada, ou ela casaria com Mathew Swift, o braço direito dele na empresa, e o homem mais detestável que Daisy conhece. Querendo fugir da possibilidade de casar com alguém igual a seu pai - que prioriza a empresa acima de tudo -, ela pede a ajuda das amigas para conseguir um marido dos sonhos, sem esperar que Mathew estivesse tão diferente do homem que ela se lembra, e que ele fosse inspirar uma atração tão imediata nela.

    Dentre os quatro livros da sério, não hesito em dizer que esse foi o melhor pra mim. Talvez por conta da protagonista de personalidade forte mas encantadora, que não deixa de lado seus sonhos românticos e tem a força de vontade de ir atrás do que quer, ou do mocinho galanteador que conquista nossos corações e nos arranca suspiros. Ou ainda, por conta da trama bem desenvolvida, ainda que previsível e clichê, com uma narrativa fluida e toques muito bem vindos de humor. 

    Lisa Kleypas sabe muito bem como envolver o leitor em suas histórias. Por mais que o enredo do romance seja bem previsível (o que não abaixa a qualidade da obra em nada), ela consegue nos prender à história, nos conquistar com seus personagens, nos fazer entrar realmente no jogo de sedução e conquista dos protagonistas e até torcer por eles.

    Outro ponto que me agrada nos livros dela são os outros elementos, além do romance, que ela insere na trama. Tem o mistério que envolve o passado de Mathew, que nos deixa curiosos até o final e consegue nos surpreender e nos deixar sem fôlego nas cenas finais. Tem o toque de humor que ela insere em muitas cenas, deixando a história leve e divertida. E, pra coroar, tem o vislumbre dos outros protagonistas dos livros anteriores, que aparecem para matar nossa saudade. Amei rever as Flores secas, unidas como sempre, nos lembrando de como é importante esse laço de amizade que elas mantêm. 

    Escândalos na primavera é tudo que um romance de época deve ser: envolvente, cativante, romântico, divertido e nos proporciona algumas horas de leitura muitíssimo agradáveis. Personagens bem construídos, narrativa ágil e trama bem desenvolvida. Não tem como não se apaixonar por esse livro! 

    Classificação




    Beijos,