• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    Jantar Secreto

    Jantar Secreto, uma obra de Raphael Montes apresenta uma incrível trama vivida por Dante, Hugo, Miguel e Leitão, entre outros personagens. Os quatro amigos de infância partem de Pingo D’água no Paraná, cada um com seus sonhos na mala para estudar nas universidades do Rio de Janeiro.

    Os anos vão se passando e todos os sonhos que eles buscavam alcançar tornam-se cada vez mais distantes.

    Dante que formou-se em administração e sonhava em trabalhar numa grande empresa, trabalha numa pequena livraria; Hugo que sonhou ser um grande chef de cozinha não parou em restaurante algum por ser um completo babaca; Leitão que foi para o Rio para cursar ciência da computação, abandonou o curso e sobrevive do dinheiro que consegue hackeando contas bancárias e Miguel, o único entre os amigos que tem algum êxito, se formou em medicina e faz residência em um hospital público da cidade.

    Quando parece que a situação não tem como ficar mais difícil: ela fica!

    Dante que é responsável pelo apartamento em que compartilha com os amigos, recebe uma ligação do corretor chamando-o para uma reunião onde descobre que o aluguel não é pago há meses e que a dívida chega a quase 26 mil reais. E aí vem a pergunta: como isso aconteceu?

    Leitão, que era o responsável por receber a parte de cada um e transferir para a imobiliária, gastava o dinheiro com uma garota de programa. Nesse momento até eu fiquei revoltada. Como assim Leitão?

    Para quitar a enorme dívida os amigos decidem participar de um serviço online. Inscrevem-se num site e se propõem a preparar um jantar. As pessoas interessadas pelo cardápio pagariam e participariam dele.

    Tudo se encaminhava bem até que Leitão faz uma brincadeira e o que seri um jantar com um simples cardápio, passa a ter carne humana como prato principal.

    Desde que li O Vilarejo, venho acompanhando o trabalho do Raphael. Assim que a Companhia das Letras anunciou mais um livro do autor fiquei ansiosa, mas o que me chamou a atenção foi a premissa. Premissa essa que intrigou não só a mim, mas a muitos leitores pelo Brasil. Um jantar secreto em que é servido carne humana? É impossível não ficar no mínimo curioso para saber como a história vai terminar.

    Neste thriller psicológico vemos o quão talentoso é Raphael. Com uma impecável construção de personagens e uma escrita que não deve nada aos grandes escritores que atualmente fazem sucesso na gringa. Para mim, um dos maiores pontos positivos são as referências a outros livros do Raphael Montes, a autores como Bukowski e Cora Coralina, a livros como Crime e Castigo do Dostoiévski e Clube da luta de Palahniuk. Todas as referências se encaixam na história perfeitamente, sem parecer que foram colocadas aleatoriamente.

    Mas o livro não é perfeito, um quesito que me incomodou foi a motivação dos personagens para começar com os jantares. É inacreditável que uma dívida de 26 mil reais tenha sido motivo suficiente para sair servindo carne humana por aí. Eles poderiam ter solicitado um empréstimo ou pedir o valor emprestado para a mãe de Dante, que tinha condições financeiras para isso. Isso não me convenceu!


    Jantar Secreto é uma obra incrível que prende sua atenção a cada página com uma história que te choca, impacta e te faz refletir sobre diversas questões. Foi uma leitura maravilhosa que recomendo para todos, mas vale lembrar que por ser um livro que vai tratar de canibalismo ele é pesado, então se não tem estomago para cenas violentas bastante visuais talvez essa não seja uma boa pedida.


    Classificação: