• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    Os mistérios de Sir Richard

    Os mistérios de Sir Richard é o último volume da série O Quarteto Smythe-Smith que conta a história de Iris, a última prima que ainda não casou - e que por isso continua a tocar no tão detestável musical anual da família. Iris não aguenta mais a humilhação de tocar em público com as primas sem talento musical algum, mas sabe que o único escape que teria seria um casamento, o que pra ela é um problema já que não tem pretendente algum.

    Sendo uma jovem pálida, sem atrativos físicos consideráveis, Iris sabe que não tem muitas chances de conseguir um bom pretendente, então, ao notar a atenção de Sir Richard sobre ela, Iris fica logo surpresa e um tanto desconfiada. Ainda mais quando, após pouquíssimo tempo lhe fazendo a corte, Sir Richard a propõe casamento. Então, mesmo com os sentimentos que começaram a surgir, a moça fica um tanto desconfiada desse pedido de matrimônio tão repentino. 


    Após tanto tempo sem frequentar a sociedade londrina, Sir Richard volta para assistir ao recital anual das Smythe-Smith na esperança de ser um bom lugar para encontrar uma noiva. Por motivos que não nos são revelados, ele precisa desesperadamente se casar, o mais rápido possível e ao encontrar Iris sabe que ela é a candidata perfeita para o que precisa e não pode deixá-la escapar. É por isso que, assim que vê uma oportunidade, compromete a moça com um beijo fazendo com que seja impossível para ela recusar seu pedido de casamento. Mesmo que tenha gostado tanto da moça e saiba que isso é injusto com ela, ele não pode se dar ao luxo de esperar mais para casar. 

    As duas coisas mais interessantes nesse livro são o mistério que a autora mantém ao longo das páginas, que nos envolve e nos deixa curiosos e ansiando pelo desfecho, e o próprio desenvolvimento do romance entre os protagonistas. 

    Logo nas primeiras páginas já sabemos que Richard tem segundas intenções com esse casamento apressado com Iris e com o passar dos capítulos só nos vemos mais e mais curiosos a cerca desses segredos que ele guarda, ainda mais quando conhecemos suas irmãs e percebemos que os três agem de forma bem suspeita. 

    Mesmo assim, sabendo que há algo por trás de tudo isso, conforme a história progride e vamos conhecendo melhor Sir Richard, vemos que, mesmo que suas intenções não tenham sido honrosas, ele é um bom homem, que passa cada vez mais a gostar de Iris e parte seu coração ter que mentir para ela. 

    O ponto alto do livro é justamente o desenvolvimento do romance entre os dois, o modo como vão construindo seu relacionamento, afinal quando eles casam eles mal se conhecem e é no convívio do dia a dia que vão se mostrando realmente e vão percebendo os verdadeiros sentimentos crescendo dentro de si. É uma delícia de acompanhar como os dois vão se apaixonando lentamente, mesmo com a desconfiança no meio deles. 

    Outro ponto interessante é o fato de a autora abordar o preconceito e a distinção entre classes sociais, que era algo bem mais marcante na época. Não é um ponto muito explorado pela autora, mas ela traz o tema à tona e é interessante ver isso num livro de época e perceber que é algo que existe até hoje, mesmo tantos anos depois. 

    A única coisa que me desagradou no livro foi o desfecho do mistério. Passei as mais de 200 páginas do livro ansiando por saber quais eram os segredos de Richard e quando finalmente descobri achei que era algo mirabolante demais e que só mostrou a mesquinharia de Fleur (irmã de Richard). Até consegui compreender os motivos deles, mas achei um circo exagerado demais para o problema que era. Mesmo assim, ainda gostei do desenvolvimento do mistério ao longo do livro, pois vemos claramente a luta interna de Richard ao mentir para Iris, alguém por quem ele começou a ter grande consideração. Além disso, a autora o desenvolveu tão bem, que fisga o leitor de jeito, nos envolvendo até o último fio de cabelo.

    De um modo geral o romance é bem gostoso de ler. Os personagens são carismáticos e surpreendentes, e nos apaixonamos por eles conforme vão se abrindo um para o outro e mostrando quem realmente são. A interação entre os protagonistas é muito gostosa, passando de divertida, à diálogos inteligentes e cenas de sedução pura. Confesso que os achei perfeitos um para o outro, e passei metade do tempo suspirando de amores. 

    Apesar de ter me decepcionado levemente com o desfecho do mistério, ainda gostei muito do livro, que é bem divertido e romântico. Não é o melhor da série, mas a leitura ainda vale muito a pena. A história é envolvente e muito gostosa de acompanhar, um ótimo romance histórico pra quem gosta do gênero!

    Classificação:




    Beijos,