• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    As adaptações de Sherlock Holmes


    A maioria das pessoas não sabe, mas Sherlock Holmes é um dos personagens mais retratados no cinema e na televisão. São mais de 200 filmes sobre o icônico detetive, sendo o primeiro lançado em 1900. Algumas são histórias do próprio Sir Arthur Conan Doyle - criador do personagem e escritor de suas aventuras - outras são adaptações das aventuras protagonizadas por Sherlock.

    São filmes e séries de TV, umas mais famosas do que outras, produzidas em vários cantos do mundo - inclusive no Brasil! Como um dos meus personagens favoritos da vida, procuro sempre ler e assistir coisas novas sobre ele, e por mais que nenhuma obra supere as originais criadas por Conan Doyle, algumas me chamaram bastante a atenção por captar a essência de Sherlock.


    Sei que não assisti nem a metade do que foi criado sobre o personagem ao longo dos anos, mas assisti bastante coisa, e hoje reuni aqui o que acho serem as adaptações mais legais de Sherlock. Como já mencionei, as histórias podem não ser criadas por Arthur, e algumas são até adaptadas ao mundo moderno dos dias de hoje, mas são adaptações muito interessantes de assistir, até mesmo por seus diferentes modos de representar o personagem - ainda que uns sejam melhores do que outros.

    1. O enigma da pirâmide



    O mais antigo que eu assisti, que inclusive foi a primeira adaptação que traz Sherlock que vi na vida. Nele, Sherlock é retratado ainda adolescente e conhece Watson no colégio interno. Ambos se juntam para investigar uma série de mortes que acontece no campus e se deparam com um culto bizarro. 
    O filme não é a melhor produção que já assisti, até porque se trata de um filme antigo, de 1985, mas e justamente por ser antigo que acho interessante. Além disso, o roteiro é bem montado para um filme da época.


    2. Sherlock Holmes 


    Talvez esse seja o filme mais conhecido do personagem, por conta do ator que representa o personagem: Robert Downey Jr. Na verdade, se procurarmos no google, é o primeiro filme que aparece, apesar de eu achar que não é o melhor. Ele apresenta características da obra original, como personagens Lestrade e Irene Adler. O modo como a inteligência e a perspicácia de Sherlock é apresentada no filme é interessante, mas eu ainda acho que alguns pontos de sua personalidade foram descaracterizados. Ainda assim, é um bom representante das aventuras do detetive.

    3. Elementary


    Essa é a adaptação que tem mais mudanças com relação às histórias originais de Sherlock. Coisas como o sexo dos personagens (Watson é uma mulher), até alguns pontos cruciais na história são alterados. A semelhança está realmente no estilo de investigação policial, e algumas relações entre os personagens - apesar do sexo diferente. É interessante de assistir se tivermos em mente que não é pra ser uma repetição da história de Sherlock, mas algo inspirado nela. Além disso, vale dizer também que, como a maioria das séries americanas com muitos episódios e temporadas, ela acaba se perdendo em algum ponto. Mas ainda é uma adaptação válida de assistir. 

    4. Sherlock 


    Minha adaptação preferida de todas: a série britânica protagonizada por Benedict Cumberbatch. Vários são os fatores que me fazem amar a série; o primeiro é que acho o ator perfeito para o papel que foi escolhido, ele representa muito bem a frieza, a inteligência, a dificuldade de se relacionar de Sherlock. Segundo é que ela se passa em Londres (nos dias de hoje), cidade dos meus sonhos e que aproxima um pouco mais a história de sua original. Terceiro: os casos são brilhantes. Apesar de serem adaptados aos dias de hoje, eu consigo enxergar aquele Sherlcok dos livros na tela. A essência do personagem foi captada e isso conquistou meu coração. Além disso, são só três episódios por temporada, de 90 minutos cada, e cada um muito bem produzido. 

    5. O Xangô de Baker Street 


    Como uma menção de honra, devo falar sobre a produção brasileira inspirada em Sherlock. Pra quem não sabe esse é um filme adaptado de um livro escrito por Jô Soares, que dá um tom de comédia à história e a leva para a época do Brasil imperial. O autor mescla personagens reais com fictícios e narra, com muito bom humor, a investigação do roubo de um violino. Acho uma obra válida de ser assistida por ser algo inovador: um dos melhores protagonistas em terras brasileiras. É bem cômico na verdade, embora eu não tenha achado a produção do filme - ou a atuação nele - muito boa. Indico ao menos o livro, que é bem interessante de ler.

    E aí, alguém mais aí é tão fã de Sherlock Holmes como eu? Contem nos comentários se vocês já viram alguma adaptação do personagem!

    Beijos,