• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    Cosmos


    Desde criança tive fascínio pelo céu e as estrelas. Abria o livro de ciências e contemplava a magia do sistema solar. Hoje é engraçado pensar que nosso sistema planetário é apenas um grão de areia se comparado à imensidão da nossa galáxia, a via láctea. E esse grão pode ser ainda menor, do tamanho de uma célula se compararmos a via láctea com todas as galáxias existentes em nosso universo, isso se, claro, nosso universo for o único. 

    Esse foi um dos motivos para minha leitura e também, demora. Quis apreciar cada página e palavras possíveis da nova publicação de Cosmos, de Carl Sagan. Um homem que mudou nossa visão e percepção da realidade, dedicando-se à astronomia em geral. O original é da década de 80, e foi escrito juntamente à série original Cosmos naquela época. De antemão, adianto que é recomendável a leitura conjunta à produção, já que várias partes do livros tem grandes descrições visuais.

    O livro de quase 500 páginas, publicado pela Cia das Letras tem uma linguagem acessível, poucas coisas tem sua dificuldade no entendimento. Vai da criação do mundo até o fim da nossa estrela regente, o sol. Além de explorar o cérebro humano, hieróglifos egípcios, missões espaciais, e a evolução das galáxias, e a nossa evolução em geral. Ainda pode ser uma afronta para quem ainda acredita no criacionismo (sem ofensas) ou que a terra é plana (wtf). Há explicações respeitosas e lógicas para tudo que acreditamos e que para ciência, não faz sentido.
    O que mais me impressionou foi a didática e a leitura fluída apresentada, é impressionante a forma como Carl nos apresenta coisas incríveis com tanta facilidade. Ele ainda enfatiza a importância de outros cientistas como ele, que contribuíram positivamente para nossa tecnologia atual, contando suas histórias, construções de conhecimento e descobertas. Fora os questionamentos, como: Há seres inteligentes em outros planetas? Por que só a terra reúne elementos para a vida? Somos os únicos no universo?. Perguntas que movem a ciência até hoje.

    Cosmos é um prato cheio para pessoas como eu, que amam a ciência. Mais do que isso, é uma aula completa de história, matemática, física, biologia e astronomia em geral. É um livro que além de guardar com carinho, vou reler outras vezes, e indicar para meus amigos mais próximos que compartilham dessa mesma paixão. É um conteúdo tão vasto, abrangente, e importante, que deveria ser repassado em escolas. e lido por todas as pessoas.




    Classificação: