• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    Poesia Reunida - Martha Medeiros

    Os meus já estão cansados de saber sobre essa minha antiga empreitada pela poesia. Durante os últimos dois anos, fui de Whitman a Ray Leão, dos poetas clássicos ao jovens que ganharam leitores com poemas em redes sociais, conhecendo um pouquinho de cada estilo. No último mês foi a vez que conhecer a Martha Medeiros. 

    Por muito tempo, vendo vídeos em que a youtuber Karol Pinheiro comentava sobre sua paixão pelos textos da Martha, decidi procurar algo dela para ler para ver se era realmente aquilo tudo que ela dizia.

    Martha Medeiros é escritora, cronista e poetisa brasileira, com livros que já foram adaptados para a TV e o cinema. Além de ter mais de 40 livros publicados, escreve crônicas sobre o cotidiano e temas de interesse comum para os jornais Zero Hora, Diário Catarinense e O Globo. A autora caminha por vários estilos, tendo em seu currículo obras de contos, crônicas e poesias. E é claro que fui começar com as poesias da moça.

    O "Poesia Reunida" conta com uma seleção de poesias dos livros "Strip-Tease", "Meia-Noite e um Quarto", "Persona non Grata" e "De Cara Lavada", que falam sobre amor, relacionamentos, ser mulher, dia-a-dia, entre outros temas.

    Em um primeiro momento, me senti um tanto distante, pois seus poemas carregam a maturidade de relacionamentos, viagens e experiências pelas quais ainda não experienciei. Ainda sim, pude me identificar com algumas dores e situações que me fizeram querer continuar com a leitura.

    Vivemos numa época em que  poetas surgem por todos os lados com poesias sem personalidade, onde só o que diverge é o formato, Martha apresenta um voz singular e divertida, que vai levando o leitor por versos a fio com uma leveza. Às vezes, tinha a sensação de estar sentada no sofá, ouvindo-a contar sobre seus problemas amorosos, sobre ser mulher, comenta sobre como nós nunca estamos satisfeitos com o que temos e tantos outros assunto que envolvem o ser sob seu olhar.

    Mesmo tendo gostado da obra em sua totalidade, não fui cativada. Houve em muitos momentos um estranhamento com relação a algumas ideias da escritora, apesar de ter mente que aquilo foi escrito entre os anos 80 e 90. 

    Acho que apesar dos contras, "Poesia Reunida" vale a tentativa, até para conhecer um pouco da autora. Acredito que é uma obra que vai agradar muitos por conta da leitura leve, rápida e em muitos momentos tocante e honesta. Espero poder pegar outros livros da Martha para ler futuramente.

    Classificação: