• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    Muito além do amor

    Anos atrás conheci Camila Moreira através do wattpad, e desde então sigo sendo uma super fã dos livros da autora. Desde que li O amor não tem leis que mantenho esse desejo de ler o livro do Diego, um dos personagens secundários da história, mas nem em sonho pensei que o livro fosse ser tão maravilhoso assim. 

    Muito além do amor narra a história do irmão do famoso Alexandre Ferraz, o Diego. Como um reflexo de seu elevado senso de justiça, o protagonista optou por seguir a carreira de promotor, lidando com, em sua maioria, casos de abusos e violência doméstica. É trabalhando em um desses casos que ele conhece Larissa, mais uma vítima dessa situação que mexe com ele mais do que deveria.

    Larissa passou anos dentro de um relacionamento abusivo, tanto psicológica quanto fisicamente, do qual a única coisa boa que restou foi sua filha de quatro anos, que ficou traumatizada a ponto de não falar mais nada. Mesmo depois de ter terminado o relacionamento e denunciado seu ex-marido para a polícia o pesadelo ainda não terminou: Larissa ficou marcada pelo que viveu e tem muita dificuldade em confiar nas pessoas, principalmente em homens que, por mais que se mostrem gentis, podem sempre se tornar monstros, que é o caso de Diego. 

    Camila me surpreendeu te todas as maneiras com essa história. Quando eu pensava no livro do Diego, sempre esperei um romance leve, sem nada daquilo de o mocinho botar tudo a perder, até porque o Diego é o nosso príncipe: o homem mais carinhoso, gentil e companheiro que você vai ver. Porém Camila foi muuuuito mais longe e trouxe além de um romance (lindo demais, diga-se de passagem), uma história profunda sobre relacionamento abusivo e recomeço. 

    Os personagens foram muito bem construídos e, eu diria, perfeitos um pro outro. Diego é simplesmente maravilhoso, um cara simples, com um coração gigante, que não tem medo dos seus sentimentos e que sente tudo intensamente. Ele é inteligente, amoroso, gentil, paciente, protetor.. tudo que Larissa precisava para restaurar a confiança dela nas pessoas. E falando em Larissa, a autora acetou em cheio na caracterização dela! A personagem ficou verossímil em sua fragilidade, em seu medo constante, em seu sofrimento por tudo que vivera e na vontade de recomeçar, mas sem saber como. É impossível o leitor não sentir empatia por sua história e não passar a ver com outros olhos as histórias de abusos que ouvimos por aí (que infelizmente não são poucas).

    Camila mostra a realidade dos relacionamentos abusivos, como eles fazem uma "lavagem cerebral" na vítima, como é difícil sair deles e mais ainda se reconstruir após sair de um. Algumas cenas não são fáceis de ler, mas são necessárias e a autora abordou muito bem o tema! O mais interessante é que a autora não usou do subterfúgio do mocinho lindo e maravilhoso que salva a mocinha e muda a vida dela. Larissa começa a se reinventar sozinha, se mudando, abrindo sua loja de doces, começando a se abrir com uma amiga, para só então dar algum espaço pra Diego - e mesmo assim bem devagar. É emocionante acompanhar como ela reconstrói sua vida aos poucos, conforme vai superando o passado e aprendendo a viver (e confiar) de novo.

    Amei como o relacionamento dos protagonistas se desenvolve no tempo certo, sem pressão por parte de Diego ou mesmo de Larissa. Os dois se envolvem aos poucos, sempre respeitando o tempo do outro. Diego não força nenhuma barra, não cobra nada, apenas respeita as vontades, os anseios e os medos de Larissa - sem nem mesmo ela precisar se explicar ou dar satisfação. Ele apenas entendia, e continuava ali, ao alcance de uma mão, mas sem se impor. Quem me dera o mundo fosse repleto de homens feito Diego, compreensíveis e respeitadores. 

    Devo fazer um adendo aos personagens secundários, afinal não só de protagonistas vive um livro. Amei que todos tem uma parcela no recomeço de Larissa. Clara acaba se tornando uma boa amiga, junto com Malu e sua antiga amiga da escola, de quem havia se afastado por conta do ex-marido, mas que retomou o contato. Outro destaque são as pequenas Malu e Vitória, que são fofas demais!!

    A escrita de Camila, como sempre, segue envolvente, ao ponto de de mergulharmos completamente na história e esquecer da vida. Confesso que li o livro em uma única "sentada" e só larguei quando acabei (sem falar na vontade de começar tudo de novo, porque ainda não estou pronta pra me despedir). 

    Camila me surpreendeu demais com essa história, com o modo como ela desenvolveu e apresentou tudo. Me enche de orgulho ver uma autora nacional ser responsável por uma obra tão linda assim, que causa tanto impacto na vida do leitor.

    Eu nunca vou conseguir descrever em uma resenha a profundidade que Camila consegue alcançar com sua história. Nunca vou conseguir transmitir um terço dos sentimentos que ela transmitiu em suas páginas, ou a miríade de emoções que eu senti ao longo da leitura. O que posso dizer é que não é só mais um livro, é uma história real, que representa muitas mulheres no mundo, que nos faz refletir e que mexe muito com o leitor. Vale muito a pena a leitura!!

    Classificação




    Beijos,