• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Anuncie
  • Resenhas Novas

    Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald

    Provavelmente receberei uma enxurrada de comentários negativos sobre essa crítica, mas, como uma fã, primeiramente, de Harry Potter e o universo bruxo e, posteriormente, de histórias bem desenvolvidas e bem contadas, não poderia deixar de fazer um desabafo sobre esse filme.

    Não vou negar que o primeiro filme da franquia Animais fantásticos me agradou imensamente. Mesmo sendo uma história completamente diferente do queridinho Harry Potter, senti como que entrando novamente no mundo bruxo, dessa vez por outra porta. Foi tão mágico quando a primeira vez que assisti A pedra filosofal. Foi um filme despretensioso, que conquistou pela simplicidade, pela novidade de outros personagens, criaturas que nunca tínhamos visto e, principalmente, outra trama que dava ares de se tornar uma grande trama nos próximos filmes. Imaginem qual foi minha decepção do assistir sua sequência (que foi tão aguardada por mim).


    Não me entendam mal, eu gostei de Os crimes de Grindelwald, mas tenho algumas considerações a fazer e espero que vocês me entendam. Primeiramente, a dúvida que fica é: qual realmente a trama desse filme? Porque a impressão que eu tive é que não houve uma trama concreta. Que nada de substancial foi desenvolvido na história. Pra quem não está entendendo, vamos lá: Esse filme narra a suposta trajetória de Newt que vai à Paris por "sugestão" de Dumbleodore  fim de achar Credence e ajudá-lo (ao mesmo tempo que o afasta de Grindelwald que também está à sua procura). No meio tempo acompanhamos a fuga do grande vilão da cadeia e sua trajetória enquanto junta seguidores no mundo bruxo.

    A sensação que eu tive foi que o filme foi apenas uma segunda introdução à história que será contada, uma "encheção de linguiça" daquelas. A verdade é que, apesar de algumas revelações (bem poucas) serem feitas no longa, não há nada de muito concreto que justifique um filme com a duração de Os crimes de Grindelwald. Além disso, a maior revelação de todas, no fim do filme, não me convenceu e - se for mesmo verdade - achei muito contraditório (pelo fato de não haver NENHUM indício dela) com tudo que já foi dito sobre a história na outra saga. 


    O filme é muito bonito, os efeitos especiais, as cenas, a produção em si é espetacular - e vale a pena uma ida ao cinema para apreciar - mas o roteiro, em minha opinião, foi muito falho. Acreditem, eu entendo as pontas soltas e as perguntas sem resposta, na verdade até espero por elas, considerando que ainda teremos três filmes da saga pela frente. O que não entendo é um segundo filme introdutório, com um roteiro que não traz nenhuma cena impactante, nenhum clímax de deixar o telespectador frenético, tenso. 

    Além disso, devo frisar que senti como se estivessem tentando contar duas histórias que não se encaixam (ou que eles não estão conseguindo fazer encaixar): a história de Newt e a história de Grindelwald "contra" Dumbleodore. Senti que Newt e seus amigos estão simplesmente sobrando no roteiro, como se fossem figurantes (e eu AMO o personagem).


    A produção do filme é ótima, e eu até gostei de assistir, me prendeu bastante na sala de cinema. Mas não gostei do desenvolvimento (ou  falta dele) da história de um modo geral. Foi um filme preparado para os fãs, que simplesmente ficam felizes de ver Hogwarts de novo, de ver personagens que já estávamos com saudades de novo, mas o que eu quero ver é a história de Animais Fantásticos, e essa não está sendo contada (ou pelo menos não foi nesse filme). 

    Devo fazer um destaque, antes de terminar, à uma das poucas coisas que adorei nesse filme: Grindelwald. O personagem está excelente, Deep caiu como uma luva no papel, e está fazendo do vilão um personagem super convincente! Os discursos dele, o modo como manipula e convence as pessoas está simplesmente sensacional.

    De um modo geral, eu não diria para vocês não assistirem o filme, pelo contrário: ASSISTAM! Mas não vão com muitas expectativas e saibam ver os defeitos do filme também!

    Beijos,