• Home
  • /
  • Sobre o blog
  • /
  • Colunas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Contato
  • Resenhas Novas

    Gregor, o Guerreiro da Superfície - Suzanne Collins


    Após o desaparecimento de seu pai, Gregor passou a ser o homem da casa. No auge de seus onze anos, o menino teve que assumir responsabilidades de gente grande para ajudar a mãe. Enquanto as outras crianças de sua idade brincavam e iam ao acampamento, gregor cuidava de Boots, da avó e ainda lavava as roupas da família. 

    Ele já estava acostumado com essas obrigações e sabia que sua mãe não conseguiria cuidar de tudo sozinha. 

    Um dia, Gregor e Boots estavam na lavanderia do prédio quando a menina foi atraída para o duto de ventilação enquanto brincava com uma bolinha. Mais que depressa, ele mergulhou atrás da irmãzinha para tentar impedir que ela caísse, mas já era tarde. Os dois escorregaram túnel abaixo em direção ao desconhecido. 

    Gregor não fazia ideia que sob a cidade de Nova York existia um mundo subterrâneo, com seres inusitados e muitos perigos e aventuras. Agora, ele e Boots precisam fazer cumprir uma antiga profecia daquele povo antes de voltar ao seu mundo.
    "Acho que depois dessa noite Boots não pensará mais que todo mundo é amigo dela", Gregor pensou. Ela tinha que descobrir isso um dia, mas, ainda assim, o fato o deixou triste. 
    Página 98
    Sempre fui fã de aventuras infantis mas fazia tempo que não me deliciava com uma história tão bem escrita.  Suzanne Collins (autora de Hunger Games - Jogos Vorazes) mostrou que tem criatividade de sobra para encantar não apenas o público jovem, mas também as crianças ( e aqueles que como eu, adoram um livro do gênero). 

    Gregor, o Guerreiro da Superfície conta a história de um menininho que, junto com sua irmãzinha de dois anos, cai em um mundo novo, diferente de tudo o que ele conhece. 

    Uma das coisas que mais me encantou foi a maneira como a autora mudou minha opinião acerca de alguns dos habitantes (eca) do mundo subterrâneo. Engana-se quem acredita que apenas humanos vivem por lá. Seres muito conhecidos por nós e, digamos, renegados, fazem parte daquele mundo e podem conquistar o seu coração, assim como fizeram com o meu. 

    Adorei os personagens criados por Suzanne, mas fiquei apaixonada por três personagens em especial: Boots (linda e fofa com aquelas falas de neném), Temp e Tink. Definitivamente preciso rever meus conceitos. 

    Apesar das 300 páginas, a narrativa é dinâmica e a leitura flui leve e rapidamente. Devorei as aventuras de Gregor em pouco mais de um dia e fiquei extasiada, louca para ler a continuação. Para minha sorte, os volumes 2 e 3 já foram lançados aqui no Brasil e estão aqui na minha estante aguardando a leitura, que prometo, não tardará. 

    "Ao contrário de Gregor, os leitores não vão querer sair do Subterrâneo."
    Publishers Weekly
    Recomendo DEMAIS esse livro! Se você tem filhos, principalmente meninos, é uma ótima dica de leitura.


    1. Gregor, o Guerreiro da Superfície;
    2. Gregor e a Segunda Profecia;
    3. Gregor e a profecia de Sangue;
    4. Gregor And the Marks of Secret;
    5. Gregor And the Code of Claw.